29 de set. de 2008

' Social

-príncipe D. João:

"Em
1807, D. João decidiu pela transferência da corte portuguesa para o Brasil, evitando ser aprisionado com toda a família real e o governo, tornando possível manter a autonomia portuguesa a partir do Rio de Janeiro. Manteve assim também o Brasil em poder de Portugal, embora isto o fez mais dependente em relação à Inglaterra, com a imposição da abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional e o tratado Luso-Britânico de 1810, desastroso para a economia portuguesa, embora (ou por isso mesmo) decisiva para o progresso e a independência brasileira.Em 22 de Janeiro de 1808, D. João chegou com a corte a Salvador.
Na
Bahia em 28 de Janeiro de 1808 decretou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas - entre as quais, evidentemente, a Inglaterra
Em março, D. João transferiu-se para o
Rio de Janeiro, transformando a cidade em sede da Monarquia.
Após a queda de Napoleão, em
16 de Dezembro de 1815 o Príncipe Regente D. João elevou o Brasil a reino, por pressão inglesa e para poder sentar-se entre os plenipotenciários do Congresso de Viena; em 20 de março de 1816, morta D. Maria I, assumiu a coroa como D. João VI, o 27º Rei de Portugal em 6 de fevereiro de 1818, Rio de Janeiro, dois anos após a morte de sua mãe. Foi o único rei a ser coroado nas Américas."


Autores: Camila, Luiz e Lara


Autores do Blog: Clara, Letícia Uchoa, Manuela, André Luiza, Luiz, Douglas, Lara, Raphaella, Georgiane, Amanda, Camila, Fernanda, Tatiana, Dominique, Maria Clara, Matheus Mendes, Matheus, Matheus Viana, Marianna, Marcus, Filipe, Elisa e Hallyson.

Nenhum comentário: